Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, quer conquistar a lua

"É hora de voltar à Lua, mas dessa vez para ficar", disse o CEO da Amazon

O homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, CEO da Amazon e da companhia espacial Blue Origin, lançou nessa quinta-feira (9) um projeto de veículo de pouso para transporte de material e até humanos ao polo sul da lua até 2024.

“Esse é o Blue Moon”, disse em uma apresentação para imprensa em Washington, mostrando uma enorme maquete da cápsula de pouso capaz de transportar 3,6 toneladas de material e até 6,5 toneladas na versão mais pesada.

“É um veículo incrível, e irá até a Lua”, disse Bezos.

O modelo foi projetado nos últimos três anos, segundo O CEO. Poderá carregar instrumentos científicos, quatro pequenos rovers, além de um veículo pressurizado para humanos.

O objetivo é pousar no polo sul da Lua, região onde há água, que pode ser explorada para produzir hidrogênio, que serviria como combustível para desbravar o Sistema Solar.

Bezos não estipulou uma data para o primeiro lançamento do veículo, mas disse que estaria pronto para cumprir com o objetivo estipulado pela administração de Donald Trump, que prevê enviar humanos à Lua até 2024.

“Podemos ajudar a cumprir esse prazo, mas somente porque começamos há três anos”, declarou o CEO da Amazon. “É hora de voltar à Lua, mas dessa vez para ficar”.

A apresentação incluiu um monólogo de Bezos sobre sua paixão pelo espaço, descrevendo colônias espaciais futuristas imaginadas pelo físico Gerard O’Neill, mundos artificiais que poderiam proporcionar à humanidade a fuga de uma Terra con recursos limitados.

“O trabalho da minha geração é construir infraestrutura”, disse Bezos. “Construiremos um caminho espacial”.