Japão cria robô que escolhe apenas morangos maduros

Fabricante japonês de sistemas automatizados de seleção de frutas apresentou um robô coletor que trabalha à noite e é capaz de recolher apenas morangos maduros

Tóquio – Um fabricante japonês de sistemas automatizados de seleção de frutas apresentou nesta quarta-feira um robô coletor que trabalha à noite e é capaz de recolher apenas morangos maduros.

O imponente autômato de dois metros de altura se desloca sobre raízes e, graças a três câmeras, pode detectar frutas vermelhas e coletá-las com um braço equipado com um instrumento para cortar talhos.

“Calcula a maturidade de um morango a partir da cor, depois de analisá-la com duas câmeras”, explicou Mitsutaka Kurita, representante da Shibuya Seiki, empresa situada em Matsuyama (oeste do Japão).

“Graças a duas câmeras, também calcula a distância até o fruto, depois o braço se aproxima do morango que deseja cortar”, disse.

A terceira câmera faz a imagem detalhada da fruta em questão para que o robô possa cortar o morango e provocar a queda em um recipiente.

“Este robô poderia recolher dois terços dos morangos durante a noite, quando os agricultores estão dormindo. Ao acordar, teriam apenas que tratar das frutas que o robô descartou”, afirmou Kurita.

A coleta de morango exige 70 vezes mais trabalho que a de arroz e duas vezes mais que a de tomates e pepinos, segundo a Organização Nacional de Pesquisa Agroalimentar (NARO), cocriadora do robô.

O robô será comercializado a partir de 2014 por 50.000 dólares.