Já tem Homem-Aranha aos montes na web

SÃO PAULO – O filme Homem-Aranha, baseado nos quadrinhos homônimos, já bateu recordes de bilheteria nos Estados Unidos desde a sua estréia, neste final de semana. Mesmo assim, ou por isso mesmo, já existem dezenas de arquivos contendo o filme, muitos deles na íntegra, prontinhos para serem baixados na web.

A qualidade deixa bem a desejar, já que o filme foi gravado nas salas de cinema por espectadores munidos com câmeras digitais. Mas isso não impede o pessoal que adora uma cópia: de acordo com o Newsbytes.com, já dá para encontrar arquivos do Homem-Aranha no EDonkey, no KaZaA e no Morpheus, só para citar alguns exemplos, nos formatos AVI ou MPEG, em trechos ou até mesmo o filme completo, em arquivos com mais de 2 GB.

O Newsbytes diz que os internautas parecem não se intimidar com o tamanho do arquivo, tanto que o filme já foi baixado mais de 12 mil vezes no endereço ShareReactor.com. Mas uma coisa curiosa é que tem gente enganando os fãs do filme ao oferecer arquivos que, na verdade, contêm outra coisa – e um dos menos piores é o trailer de um próximo lançamento da Paramount, Changing Lanes. Ou seja: o internauta passa horas para baixar o arquivo, mesmo com banda larga, e ainda acaba levando gato por lebre.

A matéria conta que esse negócio de fazer cópias de filmes dentro das salas de cinema está se tornando quase profissional: tem até site na internet ensinando como fazer um telesync. Dicas como “leve um trip” e “capture a saída de áudio com receptores portátes de FM” dão a dimensão da coisa.

Em três dias, Homem-Aranha conquistou uma bilheteria de 114 milhões de dólares. O filme estréia por aqui no próximo dia 17 de maio.