iPhone SE é o smartphone de 4 polegadas mais potente do mundo

O novo iPhone preenche uma categoria deixada de lado por todas as outras fabricantes

logo-infolab

São Paulo — O iPhone SE é o smartphone “baratinho” da Apple. O produto é o resultado de uma mistura da potência do iPhone 6s com o visual do iPhone 5s. A sigla SE significa Special Edition (edição especial, em inglês). O nome faz sentido porque esse iPhone foi lançado ainda no primeiro semestre, enquanto os demais foram lançados mais perto do natal. No Brasil, a versão de 16 GB custa 2.699 reais e a de 64 GB sai por 2.999 reais. O iPhone 6s mais barato custa 3.999 reais.

Design

O design é aquele conhecido pelos consumidores, mas o desempenho é muito superior. A tela do iPhone SE tem 4 polegadas e, portanto, é ótima para quem não gosta do tamanho dos novos smartphones da marca.

A sensação de pegar pela primeira vez um iPhone de 4 polegadas que é realmente novo é impactante. Parece uma viagem no tempo para uma época em que os smartphones podiam ser usados com apenas uma mão e, de quebra, cabiam no bolso de qualquer calça.

Em outras palavras, para quem teve um iPhone 5 ou 5s no passado, a sensação de nostalgia é inevitável — e o choque inicial também.

“Pegar pela primeira vez um iPhone de 4 polegadas que é realmente novo é impactante”

O display do novo smartphone da Apple tem menos resolução do que os produtos vendidos na mesma faixa de preço, que são Full HD ou Quad HD, enquanto a resolução do SE é 640 por 1.136 pixels, o que é pouco menos do que HD.

No entanto, o iPhone SE conta com a tecnologia que a Apple chama de Retina em sua tela. Com isso, tudo parece vibrante e bem definido, como a empresa diz, em uma definição certeira.

Câmera

As fotos tiradas com a câmera iSight de 12 MP têm qualidade muito similar às tiradas com o iPhone 6s, que utiliza o mesmo sensor. A qualidade das imagens é excelente em ambientes externos com luz natural e, em locais parcialmente escuros, o flash TrueTone dá conta de manter a fidelidade de cores da cena.

A câmera do iPhone SE é a melhor em um smartphone com tela pequena. Claro que ele ainda está sozinho nesse nicho de mercado no momento, mas a concorrência terá trabalho em alcançar o mesmo nível de qualidade imagem desse produto.

As Live Photos, antes disponíveis somente nos iPhones 6s e 6s Plus, agora chegam ao produto de baixo custo da Apple. No entanto, como não há a tecnologia de toque 3D no iPhone SE, você precisa pousar o dedo sobre as fotos durante poucos segundos para que elas ganhem vida.

“A câmera do iPhone SE é a melhor em um smartphone com tela pequena”

Vale um parêntesis para quem não sabe o que são as Live Photos. Essa tecnologia da Apple captura um pequeno vídeo com som no ato da foto. Essas imagens podem ser, por exemplo, compartilhadas no Facebook e visualizadas pelas pessoas que utilizam iPhones ou iPads com o iOS 9.3.

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

A gravação de vídeos no iPhone SE pode ser em 4K. O nível de detalhamento das imagens é altíssimo. Como não há estabilização óptica de imagem, o ideal para usar o smartphone como câmera é utilizar algum tipo de suporte, como um tripé.

Se o seu computador não tiver capacidade o suficiente para lidar com as imagens nessa resolução, o aplicativo iMovie permite que você edite até duas trilhas de vídeo em 4K ao mesmo tempo e renderize o resultado em poucos instantes.

Há vários recursos de foto e vídeo que valem a pena ser explorados pelo consumidor. É possível, por exemplo, gravar vídeos em câmera lenta de 1080p a 120 quadros por segundo ou 720p a 240 qps.

A câmera frontal não é a mesma utilizada no iPhone 6s. Ela tem resolução de 1.2 MP e grava vídeos em 720p, o que é ótimo para realizar ligações via FaceTime. Há também a iluminação chamada Retina Flash, que provoca um pequeno estouro de brilho na tela, simulando a atuação de um flash. Isso permite que as imagens fiquem mais nítidas em ambientes internos.

Configuração

Grande parte da potência do iPhone SE está no seu processador A9 de 64 bits, que é da própria Apple. O coprocessador M9 também está lá e é usado para lidar com os sensores do produto, como o acelerômetro.

A Apple não divulga a RAM usada em seus iPhones, mas analistas de produtos indicam que a memória RAM é de 2 GB.

“O iPhone SE é um aparelho potente, em uma forma diminuta”

A GPU usada é uma PowerVR GT7600 que se aproveita da tecnologia de jogos da Apple chamada Metal para oferecer uma ótima experiência em games com processamento gráfico pesado, como Injustice: Gods Among Us.

A experiência de uso do produto foi fluida e livre de aparentes gargalos de processamento, o que reforça a tese levantada pelas especificações técnicas do produto de que ele é um aparelho potente em uma forma diminuta em comparação ao mercado.

Basemark OS II (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho
iPhone SE 2163
Galaxy S7 edge 2551

O dispositivo conta com Touch ID usado no iPhone 5s. Ele permite que você desbloqueie a tela do seu aparelho pousando o dedo sobre o botão home e também torne mais privados alguns aplicativos. Por exemplo, o app Notas da Apple tem suporte ao bloqueio de conteúdos com a impressão digital e há outros com esse tipo de recurso de segurança.

Bateria

A bateria do iPhone SE continua abaixo da média dos competidores na mesma faixa de preço, mas ela apresentou melhora significativa em relação a edição 5s, cujo design ele imita.

No teste do INFOlab, a duração da bateria foi de 9 horas, o que supera a marca atingida pelo iPhone 6s.

“Se você não usa apps o tempo todo, a bateria deve durar até o fim do dia”

Um lado positivo do produto é que o consumo de energia quando em repouso, mesmo com Wi-Fi ou 4G ativo, é baixo. Então, se você não usa aplicativos o tempo todo, a bateria do seu iPhone SE vai durar bastante — provavelmente, o dia todo.

Vale a pena?

O iPhone SE é o menor smartphone mais potente do mundo. O produto reúne características importantes do iPhone 6s no corpo do 5s e ainda tem o preço mais baixo entre os aparelhos novos da Apple.

Quem procura um smartphone com tela pequena ou um iPhone com preço mais acessível não vai se arrepender ao escolher o iPhone SE. A aquisição do produto também é recomendada para quem quer ter o seu primeiro iPhone, como a própria Apple informou na apresentação de lançamento do dispositivo.

Ficha técnica

Sistema operacional iOS 9.3
Chipset Apple A9
CPU Dual-core 1.84 GHz Twister
GPU PowerVR GT7600
RAM 2 GB
Armazenamento 16 ou 64 GB
Conexões 4G, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, DLNA, hotspot, Bluetooth 4.2, NFC
Tela 4” (640 x 1136 pixels)
Peso 113 g
Bateria 1624 mAh
Câmeras 12 MP e 1.2 MP

Avaliação técnica

Prós Tela pequena, boa configuração e design já conhecido pelos consumidores
Contras Câmera frontal poderia ser melhor
Conclusão Melhor smartphone com tela pequena que existe no mercado atualmente.
Configuração 8.7
Usabilidade 9.0
Foto 9.5
Bateria 8.5
Design 8.6
Média 9.0
Preço R$ 2.699