iPhone dominou as vendas de smartphones no 2º trimestre

A finlandesa Nokia sofreu uma queda de 30% em relação ao mesmo período do ano anterior

São Paulo – O iPhone, da Apple, dominou as vendas de smartphones durante o segundo trimestre de 2011. O aparelho conquistou 19% do mercado, à frente de seus similares da coreana Samsung, da finlandesa Nokia e da canadense Research in Motion (RIM). Os números estão em estudo publicado nesta sexta-feira pelo instituto IDC – especializado em análises de mercado. Ao todo, os fabricantes de celulares inteligentes colocaram 106 milhões de aparelhos nas lojas – desse total, mais de 20 milhões foram distribuídos pela companhia de Steve Jobs.

O relatório aponta um crescimento de mais de 140% em relação ao ano anterior, quando a Apple comercializou 8,4 milhões de telefones. A finlandesa, ex-líder do setor, sofreu uma queda de 30% na participação geral desde 2010. No segundo trimestre do ano passado, a companhia tinha 37,3% do mercado – número que caiu para apenas 15,7% em 2011.

A vantagem da Apple pode crescer ainda mais até o final do ano, quando a companhia deve lançar o iPhone 5. A novidade pode ter entre seus recursos a capacidade de conexão com as redes 4G – bem mais rápidas do que os padrões atuais. Em julho, um estudo realizado pelo site de e-commerce Price Grabber revelou que 35% dos consumidores americanos on-line comprariam o novo celular da marca.