iPhone 6 é o melhor smartphone? Veja o que dizem as análises

Resenhas cobrem de elogios o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus, mas os testadores reclamam que a vida da bateria deveria ser maior

São Paulo – Com a aproximação do lançamento comercial do iPhone 6 nos Estados Unidos, noticiários americanos começam a publicar seus testes dos aparelhos. Em geral, as impressões foram muito boas.

Várias análises afirmam que o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus são os melhores smartphones no mercado, apesar de diversos testadores reclamarem que a duração da carga da bateria deveria ser maior.

EXAME.com separou algumas das impressões divididas por tópicos. Veja a seguir.

Tamanho

A Apple lançou dois novos modelos de iPhone 6, um com tela de 4,7 polegadas e outro de 5,5 polegadas. O iPhone 5s tinha tela de quatro polegadas. Os novos tamanhos são uma das novidades dessa geração do smartphone.

Apesar da boa recepção, o iPhone 6 Plus (o maior deles) recebeu algumas críticas. “Ele não coube bem no meu bolso. Também era grande demais para as minhas mãos”, escreve Lauren Goode, para o site Re/code.

No site The Verge, Nilay Patel, que acredita ter mãos grandes, disse que um telefone de 5,5 polegadas faz você repensar o tamanho de suas mãos. “O iPhone 6 Plus demanda que você contorça suas mãos quando o está usando”, escreve.

Tela

Os novos tamanhos são exatamente para comportar telas maiores. A resolução cresceu junto e gerou grandes elogios. “A tela IPS de 4,7 polegadas do iPhone 6 parece viva, rica e tão boa quanto era no iPhone 5 ou 5 s, mas maior”, escreve o site Cnet.

O review do The Verge define a tela do iPhone 6 Plus como “absolutamente deslumbrante”. O jornalista ainda ressalta que com o novo aparelho é mais fácil ver a tela em lugares com muita iluminação e que a reprodução de cores está mais real do que antes.

Uma informação extra é que a tela continua sensível a quedas. Walt Mossberg, do site Re/code afirma que derrubou um iPhone 6 durante seus testes. A queda deixou a tela toda rachada.

Câmera

Os iPhones 6 chegam com uma câmera de 8 MP. A contagem é a mesma do que se via na versão anterior. Mas a Apple afirma ter melhorado a câmera; e os reviews concordam.

“É uma câmera fantástica, ponto”, escreve Joshua Topolsky, na Bloomberg Businessweek. “[A câmera] foi consistente ao tirar belas fotos em qualquer configuração, em lugares claros ou escuros”, completa Topolsky.

O Wall Street Journal afirma que o desempenho da câmera em ambientes escuro foi uma das maiores evoluções. “A câmera do iPhone 6 Plus vai além com sua estabilização óptica, que me ajudou a tirar melhores fotos no período da noite”, escreve Geoffrey A. Fowler.

Bateria

A duração da carga da bateria um ponto de discordância entre as pessoas que testaram o iPhone 6.

Para a Bloomberg Businessweek, a melhora não foi grande. “A duração da bateria melhorou nos dois modelos, mas sinto muito ao reportar que mesmo no iPhone 6 Plus ela não aguenta um dia todo”, escreve Topolsky.

O Wall Street Journal reporta que um teste envolvendo o iPhone 6 e o iPhone 5s, mostrou que a carga da bateria do iPhone 6 durou ainda menos que a do 5s.

Por outro lado, The Verge é só elogios à vida da bateria. De acordo com o site, o iPhone 6 aguentou um dia e meio de uso regular. Já o iPhone 6 Plus foi ainda melhor, com dois dias de uso após uma carga.

É claro que a duração da bateria depende muito do uso de cada pessoa. Se você está descontente com a autonomia do seu iPhone 5s, aparentemente não haverá grande melhora com os novos modelos.

Design

Os novos modelos trouxeram uma reformulação no visual. Ambos são mais finos do que o iPhone 5s. Eles chegam com bordas arredondadas, em contraposição às linhas retas do 5s. A traseira em metal é elogiada por ser um material de alta qualidade.

Algo que recebeu críticas, no entanto, são as linhas da antena (aquelas faixas mais claras na traseira). De acordo com alguns reviews, as linhas poluem a aparência limpa do iPhone 6.

iOS 8

O New York Times não mede palavras para falar sobre o novo sistema. “Com novos iPhones maiores, é o iOS 8 que importa”, se chama o review do jornal. O texto ressalta mudanças como o iCloud Drive (similar ao Dropbox e ao Google Drive) como algo bacana.

O compartilhamento de arquivos entre familiares e a possibilidade de enviar mensagens de voz pelo iMessage também são elogiados. Mas essas funções novas já estavam disponíveis usando outros apps.

Conclusão

A maioria dos reviews afirma que o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus são os melhores smartphones no mercado.

Em resumo, a Apple deixou a teimosia de lado e partiu para o mercado de grandes telas — que é o que os consumidores procuram. The Verge, no entanto, afirma que faltou a Apple pensar em como usar uma tela maior de maneira diferente.

Apesar das mudanças de tamanho e upgrades técnicos, o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus continuam sendo apenas iPhones maiores.