iPhone 5S poderá ter câmera de 12 megapixels

Novos rumores dão conta de que Apple pretende incluir recursos para melhorar a qualidade das imagens capturadas com a câmera do smartphone

São Paulo – O próximo iPhone, possivelmente o iPhone 5S, deve ser lançado durante o verão no hemisfério norte. Ou seja, entre junho e setembro, de acordo com estimativas do jornal Wall Street Journal. Com a aproximação da data, ganham força rumores acerca das especificações do smartphone. O último deles, publicado na manhã de hoje por um site vietnamita, o Tihnte, revelou que a câmera do dispositivo da Apple poderá contar com sensor de 12 megapixels (MP).

Um upgrade e tanto considerando que a geração atual do aparelho, o iPhone 5, conta com uma câmera de 8 MP. Mas não é o suficiente para alcançar o seu maior rival, o recém-lançado Galaxy S4 e seu sensor de 13 MP. É sempre importante lembrar, contudo, que a quantidade de megapixels da câmera de um smartphone não significa, necessariamente, uma melhor qualidade de imagem.

Um dos fatores que impacta diretamente na imagem é o tamanho do sensor da câmera: quanto maior for o sensor, mais luz é capturada e melhor será a foto. O que acontece é que, para fabricar um smartphone compacto, é preciso, muitas vezes, equipar a câmera com um sensor pequeno. Neste caso, ao aumentar a quantidade de MP sem fazer o mesmo com o sensor, a qualidade da imagem poderá ficar comprometida.

Uma saída para contornar esse problema seria a inclusão de recursos capazes de equilibrar essa relação. E de acordo com os vietnamitas, a Apple irá apostar em tecnologias como High Dynamic Range (HDR), que permite a captura de boas imagens em ambientes de baixa luminosidade, além de uma função específica mais adequada para fotografias noturnas. Outra possibilidade, esta apontada pelos americanos do site iLounge, é que a câmera do iPhone 5S conte com o sensor de 13 MP fabricado pela Sony.

iPhone 5S

Sucessor do iPhone 5, o iPhone 5S poderá desembarcar no mercado com a nova versão do iOS, iOS 7, sistema operacional da Apple. Isso, por si só, é uma grande novidade, uma vez que se especula que a empresa irá redesenhar, completamente, a interface do iOS, cuja chefia se encontra hoje nas mãos de Jonathan Ive, o designer responsável pelo iPhone e iPad.

Além disso, rumores apontam que o smartphone virá com suporte para NFC, sensor biométrico e processador mais potente, possivelmente o A7. A expectativa é que o design do iPhone 5S siga na mesma linha do modelo atual e que o smartphone custe entre 600 e 700 dólares.