iPhone 5 pode vir com fones de ouvido redesenhados

O blog vietnamita Tinhte.vn conseguiu um par de fones de ouvido que, supostamente, serão entregues com o iPhone 5

São Paulo — O blog vietnamita Tinhte.vn publicou uma série de fotos e um vídeo (veja abaixo) mostrando um par de fones de ouvido que, supostamente, virão junto com o iPhone 5. Os fones conservam a cor branca característica da Apple, mas têm desenho diferente do atual.

O blog diz que experimentou esses fones que talvez acompanhem o iPhone 5 e verificou que eles são mais confortáveis e têm melhor qualidade do áudio que os atuais. Não temos como confirmar que estes fones são mesmo os oficiais da Apple. Mas a qualidade é alta demais para ser uma imitação chinesa barata, diz o texto dos vietnamitas.

Numa das fotos, vê-se um trecho do cabo de conexão dos fones com a inscrição: Designed by Apple in California. Assembled in Vietnam. Comentários no blog observam que a Foxconn, que monta o iPhone 5 para a Apple na China, também tem fábricas no Vietnã. 

Embora não seja possível ter certeza de que os fones são mesmo do iPhone 5, o Tinhte.vn tem, a seu favor, um bom histórico de revelações de produtos da Apple antes do lançamento. Em março deste ano, por exemplo, o blog conseguiu um exemplar do novo iPad antes que o tablet da Apple chegasse às lojas.

Desde que lançou o primeiro iPod, em 2001, a Apple já redesenhou seus fones de ouvido algumas vezes. O modelo atual, que acompanha o iPhone 4S, foi lançado junto com o iPhone 3GS, em junho de 2009. Ele inclui um cápsula integrada ao cabo no lado direito onde ficam um microfone e controles para ajustar o volume e comandar o player de áudio.

A Apple tem, também, um modelo sem microfone, que é entregue junto com todas as versões do iPod com exceção da touch. Um terceiro modelo, chamado Apple In-Ear Headphones, é vendido separadamente como uma espécie de opção premium. 


Há grande expectativa de que o iPhone 5 seja revelado na quarta-feira da semana que vem, dia 12, num evento em São Francisco, na Califórnia. Mas a Apple ainda não anunciou o evento oficialmente. Se a data se confirmar, a empresa pode começar a aceitar encomendas logo após a apresentação do smartphone. Ele deve chegar no dia 21 às lojas nos Estados Unidos. Uma estimativa de EXAME.com indica que o produto deve começar a ser vendido no Brasil em novembro.

Além de trazer – possivelmente – um par de fones de ouvido redesenhados, o iPhone 5 deve ter tela de 4 polegadas em formato alongado (16:9). É uma mudança muito bem vinda, já que a tela do iPhone ficou pequena perto das telas gigantes dos smartphones mais avançados com o sistema Android, como o Galaxy S III, da Samsung.

Os rumores que têm circulado indicam que o iPhone 5 será cerca de um centímetro mais longo que o iPhone 4S. Mas será 1,7 milímetro mais fino, com 7,6 milímetros de espessura. O iPhone 5 também deve trazer um conector de dados menor que o atual, com 8 pinos de contato em vez de 30. O uso de um conector menor vai liberar espaço para que a tomada para fone e microfone mude da borda superior para a inferior.

Informações não oficiais apontam, também, que o vidro traseiro usado no iPhone 4 e no 4S dará lugar a uma placa metálica. O iPhone 5 deve trazer conexão celular 4G LTE, mas ainda há dúvidas sobre a possível inclusão de um transceptor NFC para pagamentos por aproximação.

Veja, a seguir, o vídeo do Tinhte.vn (sem áudio) mostrando os supostos fones de ouvido do iPhone 5 sob diversos ângulos e comparando-os com um modelo anterior da Apple.

Agora veja como poderá ser o iPhone 5 neste outro vídeo (em inglês).