iPhone 5 pode chegar nesta 4ª acompanhado de novos iPod

A Apple se prepara para apresentar, junto com o iPhone 5, novos modelos do iPod nano e do iPod touch, e também um iPod Shuffle melhorado, diz o site 9to5Mac

São Paulo — O iPhone 5 deve ser finalmente apresentado nesta quarta-feira, num evento da Apple em São Francisco, na Califórnia. E o site 9to5Mac diz que a empresa vai anunciar, junto, novos modelos do iPod touch e do iPod nano, além de uma versão melhorada do iPod Shuffle. 

Essa informação já vem circulando há alguns meses. O novo iPod touch era um dos produtos que, dizia-se, a Apple estava preparando, junto com o iPad mini e um MacBook Pro de 13 polegadas com tela Retina. Agora, a expectativa é que o iPad mini seja apresentado num evento posterior, talvez em outubro ou novembro. Mas os novos iPod podem chegar já.

Segundo o 9to5Mac, o novo iPod touch será oferecido em duas opções de capacidade e preço. Pode-se supor que o player multimídia trará a tela alongada de 4 polegadas prevista para o iPhone 5. Além disso, deve vir com o iOS 6, nova versão do sistema operacional móvel da Apple.

Outra novidade esperada é o novo conector de dados. Menor que o atual, ele deve ter 8 pinos de contato, em vez de 30. Previsto para o iPhone 5, deve virar padrão em todos os novos dispositivos móveis da Apple. O 9to5Mac diz, ainda, que uma versão ligeiramente melhorada do iPod touch atual deve continuar sendo vendida por um preço menor.


As novidades no iPod nano são mais incertas. Um rumor interessante (mas não confirmado) que circulou em agosto dizia que o novo iPod nano poderia conversar com um iPhone 5, funcionando como uma espécie de unidade remota. Com uma pulseira (vendida separadamente, presume-se), o player multimídia poderia ser usado no pulso, como um relógio.

Já existem dispositivos como o SmartWatch, da Sony, que funcionam como controles remotos para smartphones. Mas a solução da Apple seria mais abrangente. O iPod nano exibiria mensagens de texto e notificações do iPhone 5. O usuário poderia até iniciar chamadas telefônicas nele usando um fone de ouvido com microfone. A operação em conjunto seria possível graças à conexão Bluetooth 4.0 e a recursos ainda não revelados do sistema operacional iOS 6, que vai estrear com o iPhone 5.

Já o iPod shuffle, pela descrição do 9to5Macs, deve ter desenho similar ao atual, trazendo apenas pequenos aperfeiçoamentos. O site diz que a faixa de preços da linha iPod deve continuar a mesma. No Brasil, ela vai de 229 reais, preço do iPod shuffle, a 1.409 reais, que é quanto custa o iPod touch mais caro, com 64 GB de capacidade.

Nota-se que o iPod classic não foi mencionado. Esse modelo antiquado da linha iPod ainda está à venda nas lojas online da Apple, mas não recebe atualizações desde 2009.