“iPhone 5” de 15 reais aparece na feira IFA 2012

Você não vê a hora de por as mãos no iPhone 5? Na China, por 15 reais é possível adquirir um, mas não espere que ele funcione

São Paulo —O site GSM Israel publicou um vídeo (veja abaixo), neste fim de semana, em que é exibido um iPhone 5 completo. Descrito como um autêntico aparelho da Apple, ele pertenceria a um fabricante de capinhas para smartphones cujo nome não é revelado. O pessoal do GSM Israel filmou o smartphone no estande desse fabricante na feira IFA, que acontece nesta semana em Berlim, na Alemanha. 

Assim que o vídeo foi ao ar no YouTube, porém, começaram a surgir comentários apontando que o iPhone 5 em questão é falso. Há vários detalhes que denunciam a falsificação. O número do modelo impresso no aparelho, por exemplo, parece ser do iPhone 3GS e a tipografia também parece estar incorreta.

Aparentemente, o iPhone 5 manuseado pelo pessoal do GSM Israel é um mockup não funcional, usado por fabricantes de acessórios para exibir seus produtos. Steve Hemmerstoffer, do site francês NoWhereElse, afirma que uma réplica como aquela pode ser comprada na China pelo equivalente a 15 reais. A imitação foi suficientemente perfeita para enganar os israelenses e pode até servir como um interessante peso para papéis.

Espera-se que o iPhone 5 verdadeiro seja revelado na próxima semana num evento em São Francisco. A Apple, porém, ainda não confirmou oficialmente a data. O novo smartphone da Apple deve ter tela de 4 polegadas em formato alongado (16:9). Ele deverá ser cerca de um centímetro mais longo que o iPhone 4S. Mas será 1,7 milímetro mais fino, com 7,6 milímetros de espessura.

O iPhone 5 também deve trazer um conector de dados menor que o atual, com 8 pinos de contato em vez de 30. O uso de um conector menor vai liberar espaço para que a tomada para fone e microfone mude da borda superior para a inferior. Já o vidro traseiro usado no iPhone 4 e no 4S dará lugar a uma placa metálica.

O iPhone 5 deve trazer conexão celular 4G LTE, mas ainda há dúvidas sobre a possível inclusão de um transceptor NFC para pagamentos por aproximação. Otra possibilidade é que o novo modelo traga fones de ouvidos redesenhados. Veja, a seguir, o vídeo dos israelenses (em inglês).