iPad soma 3 bilhões de downloads de aplicativos

Montante representa 19% de todos os downloads já realizados por usuários de aparelhos da Apple, desde o lançamento do tablet em 2010

São Paulo – Desde o lançamento do iPad, em 2010, os usuários já baixaram cerca de 3 bilhões de aplicativos para o tablet da Apple ao redor do mundo. Os dados são do instituto de pesquisas ABI Research, que informou também que esse montante representa 19% de todos os downloads já realizados pelos applemaníacos.

A plataforma iPhone levou dois anos para atingir esse patamar, enquanto a do iPad precisou de um ano e meio. Se o Android é a plataforma móvel líder em market share mundial, o mesmo não acontece quando se leva em consideração a oferta e a demanda das app stores dos tablets. O número de downloads realizados nos tablets com Android é de 440 milhões, 14% dos aplicativos baixados nos iPads.

De acordo com a ABI, o número de aplicativos desenvolvidos especialmente para iPad (120 mil, no terceiro trimestre de 2011) e o melhor desempenho e experiência do hardware são alguns dos principais motivos que explicam a dianteira da App Store da Apple.

A empresa de pesquisa alerta, no entanto, que o jogo pode mudar à medida que a recém-lançada versão 4.0 do Android for utilizada em escala global, acelerando o desenvolvimento de smartphones, tablets e aplicativos com melhor experiência para o usuário final.

Nas lojas de aplicativos para smartphones, o Google já leva vantagem e, segundo a ABI Research, somará 58 bilhões de downloads até 2016, contra 27 bilhões dos iPhones.