iPad pode passar a exibir dois apps lado a lado com o iOS 8

Com o iOS 8, o iPad pode passar a exibir dois apps ao mesmo tempo na tela, como acontece nos tablets com Windows e em alguns modelos com Android

São Paulo — A Apple pode estar prestes a atender a uma antiga reivindicação dos usuários do iPad. A empresa está testando a possibilidade de dois apps serem vistos lado a lado na tela do tablet, afirma o site 9to5Mac.

A novidade viria com o iOS 8, a próxima versão do sistema operacional móvel da Apple. O recurso ficaria disponível apenas no iPad de 9,7 polegadas e na posição paisagem. Quem tem iPad mini continuaria podendo ver apenas um app por vez.

Com a tela dividida, o usuário poderia transferir informações de um app a outro arrastando itens com os dedos. É um recurso popular em tablets com Windows 8 e também disponível em alguns dispositivos com Android.

Esse novo modo multitarefa pode ser especialmente importante se a Apple lançar mesmo o iPad Pro, um modelo de 11 ou 12 polegadas que, segundo relatos, a empresa estaria desenvolvendo.

Os indícios de que o iPad Pro vai virar realidade ainda são escassos. Por isso, se ele for mesmo lançado, é provável que isso só aconteça em 2015. Seria um concorrente para os tablets com Windows.

Vale notar que o fato de a Apple estar testando a visão lado a lado não garante que ela vai mesmo estrear no iOS 8. A Apple ainda pode desistir desse recurso ou deixá-lo para uma atualização posterior.

Além do modo lado a lado, o iOS 8 deve trazer suporte ao relógio inteligente iWatch, que deverá conversar com outros dispositivos da Apple via Bluetooth. Também deve trazer o novo app de saúde Healthbook e melhoramentos no serviço de mapas e na assistente falante Siri.

A Apple deve apresentar o iOS 8 durante a conferência WWDC, no início de junho. A previsão é que ele vai ser liberado para os usuários em setembro, após o lançamento do iPhone 6.

Este vídeo, do artista gráfico Sam Beckett, mostra como poderá ficar o iPad com a visão lado a lado. Beckett imaginou um sistema flexível, em que o usuário pode ajustar o espaço ocupado por cada app:

//www.youtube.com/embed/_H6g-UpsSi8?rel=0

Já este vídeo da Microsoft compara o uso multitarefa do iPad Air com o modo de tela dividida no tablet Surface 2, com Windows 8:

//www.youtube.com/embed/v2vyH9VZHKc?rel=0