O iOS 8 já está disponível. Veja como instalar

O iOS 8, nova versão do sistema operacional do iPhone e do iPad, traz novidades como teclados personalizados, um app de saúde e compartilhamento familiar

São Paulo — A Apple liberou hoje o iOS 8, nova versão do sistema operacional do iPhone, do iPad e do iPod touch. O iOS 8 chega carregado de novidades como teclados personalizados, compartilhamento familiar de músicas, um modo de filmagem acelerada e um app de saúde e boa forma. 

O sistema também passa a aceitar ditado em português. Ou seja, você vai poder falar – em vez de digitar – ao fazer anotações e pesquisas na web. Mas a assistente falante Siri continua não falando nosso idioma.

Também não estão disponíveis no Brasil as informações sobre trânsito; o CarPlay, que conecta o iPhone ao painel de alguns automóveis; e o novo sistema de pagamentos Apple Pay, que, no início, vai funcionar apenas nos Estados Unidos.

A nova edição já está disponível para os brasileiros. Se ela não foi baixada automaticamente no seu dispositivo, você pode instalá-la abrindo o app Ajustes e tocando em Geral e, depois, em Atualização de Software.

Para baixar a nova versão, é preciso que o dispositivo esteja conectado à internet via Wi-Fi. O download de 1,1 gigabyte é enorme. Por isso, pode demorar bastante. Além disso, deve haver espaço disponível na memória do aparelho.

O iOS 8 é compatível com iPhone 4s, iPad 2, iPod touch de quinta geração e modelos mais recentes desses dispositivos. Quem tem um iPhone 4 ou um iPad da primeira geração, por exemplo, não vai poder atualizar o sistema.

É possível que alguns recursos não fiquem disponíveis nos dispositivos mais antigos, como aconteceu em outras atualizações do iOS. Funções do iOS 7 como a que faz fotos panorâmicas e a de transferência de arquivos via AirDrop, por exemplo, não funcionam no iPad 2 e nem no iPhone 4 – embora esses dispositivos sejam compatíveis com o iOS 7.

Confira, na galeria abaixo, as principais novidades do iOS 8.

(texto atualizado às 14h50)