Intel traz ex-executivo da Qualcomm para impulsionar tablets

Amir Faintuch, ex-executivo sênior Qualcomm, será vice-presidente sênior da Intel e encabeçará projeto para aumentar presença da empresa em dispositivos móveis

São Paulo – A Intel, conhecida por seus processadores para computadores e notebooks, contratou nesta semana Amir Faintuch, ex-executivo sênior da concorrente Qualcomm.

Sua missão será aumentar a participação da empresa no mercado de dispositivos móveis e Internet das Coisas.

Na nova empresa, Faintuch será vice-presidente sênior e um dos gerentes-gerais do grupo de engenharia de plataforma. A informação foi confirmada à agência Reuters por um porta-voz da Intel, na última sexta-feira (29).

Como um dos principais motivos para a contratação de Faintuch, a Intel destaca sua experiência com “system on chips”, também chamados pela sigla SoCs, que combinam recursos de modem, Wi-Fi e memórias. Esses dispositivos estão na grande maioria dos celulares atuais – porém, são da Qualcomm, da linha Snapdragon.

O CEO da Intel, Brian Krzanich, toma medidas para contornar a queda da venda de computadores desde que assumiu o comando da empresa, em 2013. Vale lembrar que Anand Chandrasekher, executivo sênior com história de 25 anos na companhia, assumiu em 2012 o cargo de diretor de marketing da Qualcomm, em San Diego.

Em entrevista a INFO, David Gonzalez, diretor geral da Intel para o Brasil, disse que a empresa investe no segmento de dispositivos móveis, começando pelos tablets, mas também ambiciona o mercado de smartphones. A companhia, que nesta semana lançou o tablet Positivo Mini Quad, junto com a Positivo Informática, em um evento em São Paulo, pretende fechar o ano de 2014 com seus chips presentes em 20 modelos de tablets.