Intel pode anunciar computadores com Android e Windows na CES

Conceito é conhecido internamente como Dual OS, segundo fontes ouvidas pelo The Verge; empresa estaria envolvendo outras fabricantes na proposta

A Intel pode revelar novos computadores rodando Android e Windows na CES 2014, que começa neste domingo. As informações são do The Verge, que conversou com fontes próximas ao assunto e indica que as motivações estejam relacionadas com a crise no mercado de desktops e notebooks – não solucionada nem com a “invasão” de híbridos.

O conceito é conhecido internamente como Dual OS, e a ideia da Intel seria fazer o sistema do Google rodar dentro do SO da Microsoft, usando para isso “técnicas de virtualização”. Dessa forma, seria possível abrir aplicativos de Android junto com programas para Windows, sem a necessidade de se reiniciar a máquina – ou seja, algo mais próximo do VirtualBox do que de um dual-boot.

Como lembra o The Verge, a ideia é semelhante a uma adotada pela Samsung com seu Ativ Q. O híbrido de tablet e notebook com Windows 8 pode rodar um Android virtualizado em tela cheia, tudo com a ajuda de um app chamado de Dual OS, coincidentemente. O nome igual pode indicar que os sul-coreanos são apenas um dos fabricantes com parceria com a Intel, assim como a Asus e seu tablet recentemente “apresentado”.

Problemas – Apesar da ideia interessante, ambos os donos dos sistemas operacionais podem não aceitar muito bem a ideia, como destaca o Verge. O gigante de buscas seria capaz de bloquear o acesso desses computadores “mistos” à Play Store e aos aplicativos proprietários. A MS, por sua vez, estaria tentando convencer os fabricantes a desistir da ideia, já que o plano atual dela é unificar, de certa forma, o Windows com o Windows Phone.

Além disso, o programa BlueStacks, que faz algo semelhante ao proposto pela Intel, já foi incluído com vários computadores, mas gerou pouca repercussão. No entanto, o fato de a iniciativa estar sendo liderada por grandes nomes dessa vez pode atrair mais os holofotes. De qualquer forma, vamos saber apenas durante a CES, que terá as primeiras apresentações neste domingo, em Las Vegas, e vai até o dia 10 de janeiro.