Intel compra fabricante de chips programáveis por 16,7 bilhões de dólares

O movimento, segundo analistas, visa assegurar a posição de domínio da Intel no mercado de data centers, que cresce com a expansão da computação em nuvem

A gigante americana Intel Corp. anunciou a aquisição da fabricante de chips programáveis Altera pelo valor de 16,7 bilhões de dólares. O movimento, segundo analistas, visa assegurar a posição de domínio da Intel no mercado de data centers, que cresce com a expansão da computação em nuvem. 

A Intel vai pagar 54 dólares por ação em dinheiro, de acordo com o anúncio divulgado nesta segunda-feira (1). O valor supera em 11% o preço por ação da Altera negociada na última sexta-feira, e em 56% o valor da ação negociada em 26 de março, antes da possiiblidade da aquisição ser noticiada pela primeira vez.

O negócio pode oferecer a Intel um novo caminho para o negócio de chips voltados para computadores pessoais, que enfrenta um constante declínio. 

“A aquisição vai adicionar aos produtos inovadores da Intel e ao processo de manufatura a tecnologia pioneira de field-programmable gate array“, escreveu a Intel em nota sobre a compra. Os chips da Altera podem ser atualizados mesmo depois de vendidos e instalados nas dependências do consumidor. “Essa combinação deve permitir uma nova classe de produtos que se enquadram nas necessidades do consumidores nos segmentos de data center e da Internet das Coisas.”

Fonte: Bloomberg