Instagram passa a filmar e compartilhar vídeos

O app do Facebook ganhou filtros específicos para vídeo e um recurso que limpa as filmagens tremidas, melhorando a qualidade delas

São Paulo — O Facebook anunciou, nesta quinta-feira, o acréscimo de recursos para filmar e compartilhar vídeos ao Instagram. A apresentação aconteceu na sede do Facebook em Menlo Park, Califórnia. Foi feita por Kevin Systron, fundador do Instagram, depois de uma breve introdução de Mark Zuckerberg.

O app, que o Facebook comprou por 1 bilhão de dólares, ganhou filtros para vídeo e um recurso que limpa as filmagens tremidas, melhorando a qualidade. A nova versão 4.0 já está disponível para iPhone e Android.

Ela conserva o mesmo layout básico da anterior. Quando se aciona a câmera surge um novo botão, com o desenho de uma filmadora, ao lado daquele usado para fotografar. O usuário deve manter o dedo nesse botão enquanto estiver filmando.

Os vídeos podem ter até 15 segundos, o que parece ser uma vantagem em relação ao concorrente Vine, do Twitter, que admite apenas 6 segundos. Terminada a filmagem, o usuário pode escolher entre 13 filtros para vídeo no estilo habitual do Instagram.

A aplicação do filtro acontece na mesma velocidade em que o vídeo é exibido. É outro gol do Facebook contra o Twitter. O Vine não oferece filtros e nem qualquer outro recurso de edição.


Mas há mais. Junto aos filtros, aparece um ícone para acionar o recurso que o Instagram chama de Cinema. Ele limpa as cenas tremidas, melhorando a qualidade da filmagem.

Fizemos um teste rápido com o Cinema. As imagens quase sempre melhoram quando ele é acionado, mas ainda é necessário manter o smartphone firme durante a filmagem, é claro.

O Instagram também permite selecionar uma cena para ser exibida quando o vídeo está parado (algo que não é possível no Vine). Uma vez transferido para o servidor na nuvem, o vídeo pode ser visto no browser, sem a necessidade de um aplicativo específico.

Segundo Kevin Systron, o Instagram já tem 130 milhões de usuários ativos, que armazenaram 16 bilhões de fotos nele. Este vídeo do Instagram apresenta os novos recursos:

Este outro vídeo mostra a ação do estabilizador de imagens Cinema: