Instagram e Facebook incluem opções para controlar tempo de uso

As principais novidades são uma opção para delimitar o tempo diário de uso e a limitação de notificações

Madri- As redes sociais Instagram e Facebook vão incorporar a partir de agora uma série de ferramentas para que o usuário tenha maior controle e administre o tempo que dedica ao uso desses aplicativos.

As opções novas são: um painel de atividade no qual aparece o tempo que o usuário dedica todos os dias à rede social, uma opção para delimitar o tempo diário de uso – o aplicativo envia uma mensagem quando ultrapassa um certo tempo – e a possibilidade de limitar notificações.

“Ao ajudar as pessoas a ver o tempo que passam em nosso aplicativo também as ajudamos a tomar decisões sobre como gerenciar esse tempo”, explicou nesta quarta-feira em comunicado a diretora de assuntos públicos do Facebook na Espanha e em Portugal, Natalia Basterrechea.

“É nossa responsabilidade falar abertamente sobre como o tempo na internet afeta as pessoas e levamos essa responsabilidade muito a sério. Essas novas ferramentas são um primeiro passo importante e nos comprometemos a seguir trabalhando para fomentar comunidades seguras, amáveis e solidárias para todos”, acrescentou Basterrechea.

Para o desenvolvimento dessas ferramentas, as duas redes sociais trabalharam com organizações de saúde mental e pessoas que tiveram algum tipo de experiência pessoal com o suicídio.

As novas ferramentas são acessíveis a partir das páginas de configuração dos dois aplicativos, no Instagram, na seção “Sua Atividade”, e no Facebook, em “Seu Tempo no Facebook”.

Recentemente, a Apple também anunciou que o sistema operacional iOS 12 incluiria várias funções para controlar o uso racional dos dispositivos, que foram desenvolvidas para evitar a dependência e o uso abusivo dos aparelhos, além de controlar o uso das crianças.

As funções da Apple incluem modos como “Do Not Disturb” (Não Incomodar) e “Screen Time” (Tempo de Tela), que regula o tempo máximo que uma pessoa pode dedicar a um aplicativo específico.