Innergie mCube Pro

logo-infolab

Avaliação do editor Airton Lopes / Quem trabalha longe do escritório ou não desgruda dos gadgets nem em viagem de férias não é obrigado a levar na bolsa os carregadores de todos eles. Além de substituir a fonte de energia original de notebooks de mais de 15 marcas, a mCube Pro oferece porta USB para dar carga na bateria de smartphones, tablets e fones Bluetooth. O produto vem com dez tipos de conectores destacáveis e serve para laptops com alimentação de 15 a 21 volts. Nos testes do INFOlab, a mCube Pro funcionou com os seis notebooks experimentados e gadgets com alimentação de 5 volts pela USB. O único inconveniente foi o aquecimento excessivo do acessório. O plugue para tomadas de 110 volts e 220 volts é do antigo padrão brasileiro de dois pinos. Porém, por ter a base sextavada, pode ser encaixado sem problemas nas novas tomadas de três pinos. Apesar de o visual da fonte remeter aos produtos da Apple, a mCube Pro não é compatível com os MacBooks.

Avaliação do editor Cauã Taborda / Uma das vantagens do mCube Pro – além de se conectar a notebooks de 15 marcas diferentes – é seu sistema veicular. Composto por duas partes, o acessório traz uma peça de 6,9 por 1,9 por 3,6 centímetros, na qual estão localizadas a porta USB de 5 V para recarregar gadgets, a entrada para os conectores de notebook e o alternador de voltagem, que oferece as opções 15V – 17V e 18V – 21V. Essa peça menor se conecta ao acendedor de cigarro (conector de 12 V). Para a recarga de notebooks é necessário acoplar as partes, resultando em um carregador de 7,6 por 2,3 por 12,9 centímetros e 212 gramas. Tanto tamanho como peso estão de acordo com os carregadores tradicionais que acompanham os notebooks.

As duas bases são presas por duas travas plásticas, que evitam que o encaixe fique bambo e conferem maior segurança. Todos os conectores apresentaram um encaixe bastante firme nos testes do INFOlab. Além das pontas para conexão com notebooks e carregador veicular, o mCube Pro traz um conector para avião.

Para se conectar aos notebooks, o gadget inclui 10 pontas identificadas por letras que vão de A a J. Cada marca trabalha com tipos diferentes de pontas, conforme identificado pela tabela abaixo:

Mesmo com conector de tomada no antigo padrão brasileiro (2 pinos), o mCube Pro não exige um adaptador, já que seu design permite a conexão no padrão de 3 pinos sem nenhum problema. Um dos problemas do modelo constatados durante os testes é o aquecimento. A carcaça plástica ficou muito quente, tanto para a recarga de notebooks como celulares.

Ficha técnica

Voltagem Bivolt (100-240 V)
Alimentação de notebook 19,5 V (3,3 A), 16 V (4,06 A)
Alimentação por USB 5 V (1 A)
Potência 65 W (contínua) e 90 W (pico)
Peso 212 g

Avaliação técnica

Prós 10 conectores destacáveis; carregador veicular; recarga simultânea de dois gadgets;
Contras Aquecimento; não é compatível com Macs;
Conclusão Carregador versátil. Permite a conexão simultânea de notebook e gadgets com recarga via USB
Média 8.5
Preço R$ 299