[Ideias VIP] Invenção da Amazon vai te ajudar a se vestir melhor

O Echo Look é um assistente pessoal com o objetivo de analisar e auxiliar sua escolha de roupas diariamente

ECHO LOOK Amazon

 (Pinterest/Reprodução)

Definitivamente a tecnologia mais hype de 2017 são os assistentes pessoais baseados em inteligência artificial operados por voz.

Escrevi nesta coluna, na edição de julho, sobre a febre de assistentes como Amazon Echo e Google Home — mais de 25 milhões de aparelhos assim foram vendidos apenas nos primeiros meses deste ano.

Estou testando há algumas semanas uma variante desses gadgets, chamada Amazon Echo Look.

O novo assistente da Amazon custa 200 dólares nos Estados Unidos e, até o momento, está operando em beta fechado — ou seja, você precisa ser convidado para testar.

A promessa é que ele esteja disponível para compra nos próximos meses.

Basicamente estamos falando de uma câmera de alta resolução conectada ao wi-fi da sua casa que roda o Alexa, o assistente virtual da maior varejista digital do mundo.

O produto foi desenhado para tirar fotos e vídeos dos seus looks, ajudando a escolher o que fica melhor para você.

O funcionamento é bem simples. Você fala com o assistente: “Alexa, take a photo” ou “Alexa, take a video“.

E a câmera é acionada com quatro flashes de LED para tirar uma foto com fundo automaticamente desfocado, ressaltando sua roupa, ou fazer um vídeo de seis segundos.

A galeria aparece automaticamente em um aplicativo no seu celular com duas funcionalidades extras: o Style Check permite a você comparar dois looks enviando-os para a Amazon e recebendo uma sugestão de vencedor em aproximadamente um minuto.

ECHO LOOK Amazon

 (Amazon/Divulgação)

O veredito vem com comentários do tipo: listras verticais funcionam melhor para você, ou camisas de linho estão na moda.

A segunda função talvez seja o motivo principal de a Amazon ter criado o Echo Look: a partir das suas fotos, ele sugere outras peças de roupa que você pode gostar, e que estão à venda na loja.

O potencial desse tipo de recomendação é enorme — e está apenas começando.

Por enquanto, o mais bacana é a possibilidade de criar rapidamente um catálogo de suas peças para ajudar a lembrar o que você tem e qual pode ser sua próxima aquisição.

Para saber mais, procure por Amazon Echo Look na Amazon.com.

*Marcelo Tripoli é publicitário, geek e empreendedor serial, além de autor do livro Meaningful Marketing