Brasileiro Hugo Barra deixa o Google

São Paulo - O vice-presidente do Google para Android, Hugo Barra deixou a empresa após mais de cinco anos. O brasileiro irá trabalhar como vice-presidente global...

São Paulo – O vice-presidente do Google para Android, Hugo Barra deixou a empresa após mais de cinco anos. O brasileiro irá trabalhar como vice-presidente global da Xiaomi, na China.

O brasileiro de 36 anos confirmou sua saída em seu perfil na rede social Google Plus. O Google também divulgou uma nota. “Desejamos o melhor para Hugo Barra. Vamos sentir sua falta no Google e estamos empolgados com sua presença dentro do ecossistema Android.”

Nascido na cidade mineira de Belo Horizonte, o executivo é graduado no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e, dentro do Google, participou do desenvolvimento de produtos como o tablet Nexus 7. 

A saída de Barra deixa um buraco na divisão Android. Principalmente depois que o fundador do sistema operacional, Andy Rubin, deixou a área, em março de 2013.

Fundada em 2010, Xiaomi é uma fabricante chinesa de smartphones que vem se destacando no mercado chinês. Vendeu 7 milhões de aparelhos somente no primeiro semestre deste ano. Segundo informações do site americano AllThingsD, os aparelhos da empresa usam a plataforma Android.

Rumores indicam que um fato pessoal pode ter influenciado a saída do executivo. Segundo o AllThingsD, Barra tinha um relacionamento com uma funcionária do Google, Amanda Rosenberg, gerente de marketing do Google Glass. Mas, nos últimos dias, Rosenberg teria iniciado um relacionamento com Sergey Brin, cofundador do Google e recém-separado de sua esposa. 

Leia na íntegra a mensagem de Barra:

“Após aproximadamente cinco anos e meio no Google e quase três anos como membro do time de Android – o grupo mais incrível com que tive a oportunidade de trabalhar – decidi começar uma nova fase na minha vida.

Em poucas semanas, entrarei para o time da Xiaomi, na China, para ajudá-los a expandir sua carteira de produtos e negócios a nível mundial, como vice-presidente global da Xiaomi. Estou realmente ansioso para este novo desafio e particularmente animado com a oportunidade de continuar a ajudar a conduzir o ecossistema Android.

Foi uma trajetória incrível e uma verdadeira honra fazer parte da equipe do Android no Google. Quero agradecer em particular Andy Rubin, Hiroshi Lockheimer, Sundar Pichai e Vic Gundotra pelo apoio fenomenal e orientação ao longo dos anos.

Equipe Android, vou sentir falta de todos vocês!”

No último mês, Barra participou da quarta edição do INFOTrends, em São Paulo. Durante o keynote, afirmou que os próximos serviços inovadores que mudarão as formas como usamos a tecnologia estão surgindo a partir de inspirações biológicas, como os estudos sobre o funcionamento do cérebro humano. Também defendeu que as mudanças mais relevantes na indústria de tecnologia poderão vir de pessoas comuns, que serão capazes de criar seus próprios gadgets.