Huawei passa Apple de novo em mercado mundial de smartphones

Empresa chinesa vem conquistando terreno frente a Apple e a Samsung com uma linha cada vez mais sofisticada de aparelhos

A Huawei ultrapassou a Apple para reivindicar o segundo lugar em smartphones no primeiro trimestre, aproximando-se de sua ambição declarada de deslocar a Samsung do topo do mercado.

A gigante das redes, descartando uma enxurrada de acusações de que ajuda a espionagem chinesa (que é repetidamente negada), aumentou as remessas em 50% em relação ao ano anterior, estima a empresa de pesquisa IDC. Foi o único nome entre as quatro primeiras que conseguiu expandir os volumes à medida que o mercado global caiu pelo sexto trimestre consecutivo.

A Huawei vem conquistando terreno frente a Apple e a Samsung com uma linha cada vez mais sofisticada de aparelhos, particularmente no mercado doméstico da China. A fabricante do iPhone projetou esta semana vendas trimestrais que superaram as estimativas dos analistas, sugerindo que a demanda por iPhones se estabilizou após um decepcionante período de férias. A Samsung também teve um pico em comparação com o quarto trimestre, graças ao lançamento do S10 em fevereiro. A IDC acredita que a Huawei deve se manter no segundo lugar no restante de 2019.

“O mercado global de smartphones continua a ser desafiado em quase todas as áreas, mas a Huawei conseguiu aumentar os embarques em 50%”, disse Ryan Reith, vice-presidente do programa Rastreadores Mundiais de Dispositivos Móveis da IDC. “Este novo ranking Samsung, Huawei e Apple é muito provável o que veremos ao final de 2019.”