HTC compra patentes do Google para processar Apple

A HTC inicia um contra-ataque à Apple, que vem processando a empresa de Taiwan por violação de patentes – e a munição vem do Google

São Paulo – O Google vendeu um conjunto de patentes para a HTC com as quais a empresa taiwanesa pode processar a Apple ou se defender de processos dela. De acordo com o site Foss Patents, nove patentes adquiridas recentemente pelo Google da Palm e da Motorola foram repassadas à HTC.

A medida é uma forma de a HTC e o Google tentarem conter as ofensivas da Apple na guerra de patentes que envolve o mercado de smartphones e tablets. Atualmente, a HTC, que utiliza o Android na maioria dos seus smartphones, está sendo processada pela Apple. Como possui um portfólio fraco de patentes, a HTC pode ser facilmente atacada nos tribunais com poucas alternativas para revidar.

O Google, por sua vez, não gostaria de perder a empresa como parceira na distribuição do Android. Segundo a agência Bloomberg, a HTC já teria acionado a Apple na Comissão Internacional de Comércio dos EUA alegando violação das patentes adquiridas do Google. Com isso, tanto o Google quanto a HTC esperam chegar a um pacto de não agressão entre as empresas.