Holograma fará bombeiros enxergarem através das chamas

Tecnologia deve substituir as câmeras usadas pelos bombeiros atualmente, que são mais limitadas

São Paulo – Pesquisadores criaram uma tecnologia de holograma infravermelho para os bombeiros enxergarem através das chamas. Ela deve substituir as câmeras usadas pelos bombeiros atualmente, que são mais limitadas.

O estudo foi feito por cientistas do Instituto Nacional de Ótica da Itália. O resultado da pesquisa foi publicado no periódico científico Optics Express.

O sistema desenvolvido pelos italianos corta através da fumaça e das chamas com lasers infravermelhos. Eles ressaltam qualquer coisa, desde pessoas até móveis.

A tecnologia pode reconhecer até cinco pessoas em uma sala, mesmo que elas estejam em movimento. Além disso, pode gerar imagens para mostrar uma visão 3D do que está ao redor dos bombeiros.

A nova tecnologia ainda não está pronta para ser usada. Ela precisa ser refinada para se tornar menor e mais portátil. Então, ela poderá substituir as atuais câmeras usadas pelos bombeiros. Elas são infravermelhas, mas não podem ver objetos ou seres humanos por trás das chamas por causa da necessidade de uma lente de zoom. A fumaça também dificulta o foco.

Quando estiver pronta, a ideia é que o sistema seja usado para outros objetivos, além de ajudar os bombeiros. Os cientistas acreditam que a indústrias aeroespacial e biométrica também poderão usá-la. Segundo os pesquisadores, ela poderá ajudar no monitoramento da atividade cardíaca, por exemplo.