Western Digital My Passport

logo-infolab

Avaliação de Giovana Penatti / Com 500 GB de armazenamento, o HD My Passport da Western Digital não é o maior do mercado, mas oferece um espaço razoável para quem procura um HD nessa faixa de preço. Para ter a comodidade desse pequeno com USB 3.0 é necessário desembolsar 269 reais.

As velocidades de gravação e leitura não chegam a ser impressionantes, mas são satisfatórias. As melhores verificadas pelo INFOLab foram de 62,3 MB/s (escrita) e 16,7 MB/s (leitura).

O maior atrativo do My Passport são os softwares que acompanham o HD. São três programas: WD SmartWare, WD Drive Utilities e WD Security.

O primeiro faz backup de arquivos para o HD. Ele copia arquivos que você modifica (de modo que sempre tenha um backup atualizado), recupera arquivos perdidos ou deletados e permite a definição de uma senha para proteger o backup. O WD Security é outro software que permite fazer isso, mas sem a organização de backup.

O WD Drive Utilities faz testes de drivers, permite a formatação rápida do HD e a programação de um timer para desligar o gadget.

Outro ponto positivo é que ele é bem leve e compacto, o que facilita seu transporte: pesa apenas 154 gramas e mede 8,25 x 11,13 x 1,59 centímetros. No entanto, não parece ser muito resistente. Todo de plástico preto, é recomendável usar uma capinha protetora – não acompanha o HD externo, mas a WD vende separadamente. O único item que acompanha o HD é o cabo USB 3.0.

Ficha técnica

Conexão USB 3.0
Dimensões 8,25 x 11,13 x 1,59 cm
Peso 154 g
Velocidade de gravação 62,3 MB/s

Avaliação técnica

Prós Leve, compacto, com saída USB 3.0 e presença de softwares próprios para segurança e backup.
Contras Relativamente frágil, sendo necessário comprar um revestimento para maior proteção.
Conclusão Bom custo-benefício, com destaque para os softwares que acompanham.
Interface 7,5
Velocidade 7,5
Capacidade e software 7,8
Design 7,9
Média 7.7
Preço R$ 269