Hackers roubam dados de 80 milhões de clientes de plano de saúde nos EUA

A Anthem é a segunda maior empresa de assistência médica dos Estados Unidos

A empresa de assistência medica americana Anthem Inc afirmou que hackers invadiram um banco de dados contendo informações sobre 80 milhões de seus clientes e empregados.

Investigadores ainda estão verificando a extensão da invasão, que foi descoberta na semana passada. A Anthem, segundo maior plano de saúde dos Estados Unidos, afirma que é provável que dezenas de milhões de registros tenham sido roubados.

A empresa disse ao Wall Street Journal que a falha expôs nomes, aniversários, endereços e dados pessoais, mas provavelmente não envolveu informações medicas ou financeiras, como numero de cartões de credito ou conta corrente.

Também não há indícios que essas informações foram vendidas no mercado negro.

Em agosto de 2014, o FBI alertou que empresas do setor de saúde estavam sendo visadas por hackers, apos um ataque ao grupo de hospitais Community Health System, que resultou no roubo de milhões de dados de pacientes.

O roubo de informações medicas não é identificado imediatamente por pacientes ou planos de saúde. Isso torna esse tipo de dado mais valioso do que números de cartões de credito, por exemplo, que tendem a ser cancelados assim que os bancos percebem a fraude.

A Anthem afirmou que irá enviar mensagens a todas as pessoas que tiveram suas informações violadas.