Grupos hackers invadem páginas de municípios

Grupos de ativistas ligados ao Anonymous iniciaram na manhã de hoje ataques em uma operação batizada de #OpAmazonia

São Paulo – Os grupos de ativistas hackers AntiSecBRTeam e iPiratesGroup, ligados ao Anonymous, iniciaram na manhã de hoje ataques contra páginas de governos municipais, em uma operação batizada de #OpAmazonia.

Páginas da Prefeitura de Itu (SP), de Feira de Santana (BA), de Uberlândia (MG), de Maceió, de Caturaí (GO), Santa Rosa de Goiás (GO) e da Secretaria de Cultura do Distrito Federal foram os primeiros alvos da operação.

As páginas invadidas tiveram a interface modificada (ataque conhecido como Deface) e os grupos publicaram um vídeo convocando a todos para se informar e discutir temas ecológicos polêmicos que, segundo os grupos, estariam beneficiando somente grandes empresas multinacionais.

No vídeo (veja a seguir), os grupos reivindicam mais transparência do governo e mudanças nos polêmicos projetos da usina hidrelétrica de Belo Monte e do novo Código Florestal.

Mas apesar de tudo queremos mudança, além de transparência. Queremos um projeto que não prejudique a população, principalmente a comunidade indígena, e o meio ambiente, afirmou um dos integrantes do grupo iPiratesGroup.

Os grupos afirmam que os alvos foram escolhidos aleatoriamente e que a operação não tem prazo para acabar, e os ataques acontecerão conforme a repercussão das ações. Até o fechamento desta matéria, as páginas atacadas continuavam fora do ar.