Grupo formado por Audi, BMW e Mercedes pode ser o novo dono do Here Maps

Negociação ainda não foi concluída, mas a ideia do trio de fabricantes é convidar outras empresas automotivas para investir no mapa

O sistema de mapas da Nokia pode estar perto de ter um novo dono. Segundo reportagem do The Wall Street Journal, um grupo formado pelas montadoras alemãs Audi, BMW e Daimler (dona da Mercedes-Bens) concordou em comprar os direitos sobre o Here Maps por 2,5 bilhões de euros, que equivalem a cerca de 8,67 bilhões de reais.

A negociação ainda não foi concluída, mas a ideia do trio de fabricantes é “convidar outras empresas automotivas como a Fiat Chrysler, a Renaut, a Peugeot Citröen, a Ford Motor, a Toyota e a General Motors para investir no Nokia Here”, segundo fontes ouvidas pela publicação. Assim, o serviço seguirá como uma “plataforma aberta a todos”, de acordo com uma das duas pessoas consultadas pelo jornal.

As montadoras alemãs começaram a negociar a aquisição do Here depois que a Nokia revelou um interesse em vender o sistema de mapas. Isso porque o objetivo da empresa finlandesa passou a ser focar em seu negócio de equipamentos de telecomunicação, que foi fortalecido após a compra da Alcatel-Lucent ainda em abril deste ano.

De acordo com a reportagem, a preocupação das fabricantes automotivas era de que o serviço, que rendeu 970 milhões de euros à Nokia em 2014 graças a elas, caísse nas mãos de empresas como Google ou Apple. Se isso acontecesse, as companhias perderiam o controle sobre os sistemas de mapeamento utilizados em carros. Seria um cenário preocupante para essas marcas, visto que plataformas como o Here Maps serão essenciais para os veículos autônomos, que as usarão como base para saber que rotas podem ou não tomar.

* The Wall Street Journal