Grande atualização do Vine chega ao Android

A primeira dessas novidades funciona como o botão de “retuíte” do Twitter, e tem o sugestivo nome de “revine”

Depois de aterrissar no iOS, a última atualização do Vine chegou nesta semana ao Android. E ela traz todos novos recursos apresentados na versão de iPhones, como o recurso para compartilhar os vídeos de usuários e a divisão dos microfilmes em canais.

A primeira dessas novidades funciona como o botão de “retuíte” do Twitter, e tem o sugestivo nome de “revine”. Um toque e os vídeos desejados são compartilhados na sua linha do tempo.

A segunda, por sua vez, é idêntica no Android e no iOS, e separa os filmes em categorias – comédia, arte, beleza, gatos, cachorros, entre outras.

Apesar de parecer a mesma do sistema da Apple, a atualização no SO do Google traz algumas mudanças específicas. Além das já esperadas correções de bugs – muito bem-vindas, por sinal – e de um botão “Mute” nas configurações, o Vine do Android ganhou um widget para tela inicial, chamado Capture. Ele funciona como um atalho para o modo de captura do app, agilizando a vida do usuário que precisa gravar “urgentemente”.

A câmera, aliás, também ganhou alguns recursos a mais na atualização. Ela apresenta agora uma grade para facilitar o enquadramento, uma função de foco automático e a possibilidade de alternar facilmente entre as lentes frontal e traseira.

O widget Capture, por ora, é exclusivo do Android. Apesar de ser improvável sua inclusão na versão do iOS, algo semelhante pode aparecer na de Windows Phone – um live tile, talvez -, anunciada ontem.