Governo mexicano emite alerta por novo roubo de material radioativo

A fonte pode ser perigosa para as pessoas que façam uso dela sem as condições de segurança estabelecidas

A Coordenação Nacional de Defesa Civil do México emitiu nesta quinta-feira um alerta pelo roubo de uma fonte radioativa que “pode ser perigosa para a saúde humana”, o terceiro incidente desta natureza desde dezembro do ano passado, informou o Ministério de Governo do país.

A instituição detalhou que o alerta foi dirigido às unidades de Defesa Civil no Distrito Federal (capital do país), e nos estados do México, Morelos, Puebla, Tlaxcala, Guerrero, Michoacán, Guanajuato, Querétaro, Hidalgo, Oaxaca e Veracruz.

O Ministério afirmou que uma caminhonete que transportava uma fonte radioativa de irídio-192, utilizada para a radiografia industrial, foi roubada no município de Atizapán de Zaragoza, no estado do México, próximo da capital do país.

Tanto o veículo como a fonte são propriedade da empresa Novo Control, informou o Ministério de Governo em comunicado.

Acrescentou que a fonte pode ser perigosa para as pessoas que façam uso dela sem as condições de segurança estabelecidas ou se não se protegerem do ponto de vista físico.

Também “poderia causar lesões permanentes ou graves em quem manipular ou tiver contato com ela durante um tempo curto (de minutos a horas)”, relatou a fonte oficial.

O ministério enfatizou que o material representa grande risco para a saúde se não estiver dentro de seu contêiner, mas que não é perigoso se não for extraído de seu recipiente.

Este é o terceiro incidente envolvendo material radioativo no país desde dezembro do ano passado. No dia 2 daquele mês, um equipamento médico com material radioativo (cobalto-60) foi roubado quando era transportado em um caminhão para o seu descarte.

Já no dia 11 de junho, o Ministério de Governo emitiu um alerta pelo roubo de uma fonte radioativa (césio-137 e berílio), do Laboratório Nacional da Construção no município de Tultitlán, no estado de México.

Nesses dois episódios o material foi encontrado depois de alguns dias de buscas.