Google trabalha “duramente” para restabelecer Blogger

O Blogger, serviço de blogs do Google, esteve fora do ar por um dia e meio, desde a madrugada de quinta-feira, por causa de uma manutenção malsucedida

São Paulo — Quem tentava entrar em algum dos blogs hospedados no Blogger, o serviço de blogs do Google, na manhã de sexta-feira (13) encontrava uma mensagem curta informando que o serviço não estava disponível. O problema começou na madrugada de quinta-feira, quando o sistema entrou no modo de apenas leitura para uma manutenção programada.

Aparentemente, algo deu errado durante o processo de manutenção e o site deixou de funcionar. Durante o período em que o serviço esteve inativo, o Blogger publicou seguidos pedidos de desculpas no Twitter. “Estamos trabalhando duramente para restaurar o serviço e a sua confiança”, dizia o texto.

No fórum de suporte do Google, uma mensagem informava que a equipe do site estava revertendo a atualização feita na madrugada de quinta-feira. Como resultado, os posts e comentários publicados depois dela desapareceriam dos blogs. Na página de status do Blogger, outra mensagem dizia que o site trabalhava para restaurar esses posts e comentários perdidos. O serviço voltou a funcionar hoje, na hora do almoço.

O Blogger é o maior serviço de hospedagem de blogs do mundo. Foi criado pela Pyra Labs, empresa fundada por Evan Williams, que, mais tarde, ficaria famoso como um dos fundadores do Twitter. O serviço começou a operar em 1999 e foi comprado pelo Google em 2003.

(Este texto foi atualizado às 14:30 de sexta-feira, depois que o Blogger voltou a funcionar)