Google testa banda larga ultrarrápida nos Estados Unidos

Empresa escolheu Kansas City para testar o projeto Fiber, rede ultrarrápida que deverá instalar-se em casas particulares, escolas e empresas.

San Francisco – O Google anunciou nesta quarta-feira ter escolhido Kansas City (estado de Kansas, centro dos EUA) para testar uma rede de banda larga cem vezes mais rápida que o normal.

No início de 2010, o Google tinha lançado um pedido de candidaturas para as cidades que quisessem beneficiar-se – às custas da empresa – da instalação de uma rede de banda larga ultrarrápida. Cerca de 1.100 cidades candidataram-se com a esperança de ser a primeira cidade experimental do Google.

A proposta do gigante da Internet tinha desencadeado várias iniciativas pitorescas em algumas dessas localidades. A capital do Kansas, Topeka, foi provisoriamente rebatizada de “Google” e um prefeito da Flórida (sudeste) entrou em um tanque cheio de tubarões para impressionar o titã da Internet.

Finalmente, Kansas City e seus 146.000 habitantes passaram no teste. A rede ultrarrápida com backbone de 1 gigabit deverá instalar-se em casas particulares, escolas e empresas.

Segundo uma classificação feita pelo gigante de sistemas de redes na Internet Cisco em outubro, os Estados Unidos estão no 15º lugar no mundo em termos de velocidade de conexão na Internet.