Google substituirá Captcha por sistema com um único clique

Captcha é um conhecido sistema que protege os sites de spam e abusos

São Paulo – O Captcha é um conhecido sistema que protege os sites de spam e abusos, para que quando você estiver acessando um site não precise competir com robôs e scripts abusivos tentando acessá-lo também. Agora, no entanto, o Google irá substituí-lo por um recurso mais simples, o checkbox.

Com o checkbox, que foi apelidado de No Captcha reCaptcha, a única coisa necessária para provar que você não é um robô será clicar em uma caixinha que diz “Eu não sou um robô”. Com o reCaptcha, o captcha do Google, era preciso escrever duas combinações de palavras – o que é bem mais tedioso e cansativo. Veja abaixo como será:

 

Em dispositivos móveis, o No Captcha reCaptcha funcionará com imagens. Uma foto de um animal, paisagem ou qualquer outra coisa aparecerá na sua tela. Para provar que não é um robô, você terá que selecionar todas as imagens correspondentes àquela. Veja os exemplos abaixo:

 

“Em sites que utilizam esta nova API (Interface de Programação de Aplicativos), um número significativo de usuários será capaz de verificar com segurança e facilidade se são humanos sem realmente terem que resolver um Captcha. Em vez disso, com apenas um clique, eles confirmarão que não são robôs”, disse o Google em um post de blog nesta quarta-feira (3).