Google Street View mostra reconstrução do Japão pós-tsunami

Google publicou nesta quarta-feira novas imagens em seu serviço de cartografia digital que mostram a reconstrução nas áreas devastadas

Tóquio – Coincidindo com o quarto aniversário do terremoto e do tsunami que castigaram o nordeste do Japão em 2011, o Google publicou nesta quarta-feira novas imagens em seu serviço de cartografia digital Street View que mostram a reconstrução nas áreas devastadas.

As novas fotografias incluem imagens dos trabalhos de reconstrução na província de Iwate, uma das mais afetadas pela catástrofe que deixou mais de 18.000 mortos e desaparecidos e causou o pior acidente atômico desde Chernobyl.

Também foram incluídas do interior de colégios e creches das regiões evacuadas ao redor da usina nuclear de Fukushima Daiichi.

As fotos, feitas pela empresa americana desde novembro de 2014, fazem parte de um projeto criado no mesmo ano em que aconteceu a tragédia com o objetivo de evitar que as lembranças sobre o desastre desaparecessem.

O projeto inicial, chamado “Mirai e no kioku” (“Lembranças para o futuro”), foi lançado pela empresa em maio de 2011 para estimular as pessoas a compartilhar e comentar fotografias das áreas afetadas antes e depois da tragédia.

Em julho do mesmo ano, o Google criou outro projeto para estabelecer um arquivo digital que mostrasse imagens das áreas mais afetadas através de seu serviço Street View.