Google revela computador do tamanho de um micro SD especializado em criptografia

O aparelho roda o sistema operacional ARTOS, especializado em manter a privacidade e a segurança dos dados do usuário

O Google revelou durante sua conferência para desenvolvedores um aparelho do tamanho de um cartão micro SD que funciona como um ambiente seguro de computação. Ele pode ser usado para proteger dados do usuário com um sistema nativo de criptografia. 

Chamado Vault, o sistema pode ser utilizado, por exemplo, para garantir a segurança de uma conversa por texto. Com o micro SD instalado, o app de chat abriria dentro do ambiente virtual do Vault, que se encarregaria da criptografia. O sistema operacional do smartphone recebe a mensagem, mas a parte mais sensível do processo, como a manipulação das chaves criptográficas, é toda realizada dentro do cartão. 

O aparelho roda o sistema operacional ARTOS, especializado em manter a privacidade e a segurança dos dados do usuário. Ele tem um processador ARM, 4GB de armazenamento, mais chip NFC. Em resumo, o Vault é um ambiente de computação completo.

A empresa disponibilizou ainda um kit de código aberto para que desenvolvedores possam colocar as mãos na plataforma e testar suas capacidades. 

Fonte: TechCrunch