Google promete acabar com as ligações de telemarketing

Ferramenta para Android escaneia ligações e permite que usuário marque o número indesejado como “spam”

São Paulo — Quem adquirir o Pixel 3, novo modelo da linha de smartphones do Google, contará com um aliado na tarefa de se livrar das irritantes ligações de telemarketing. A empresa apresentou nesta semana uma nova funcionalidade capaz de escanear mensagens automáticas e reconhecer números suspeitos.

Chamada de “Call Screen”, a ferramenta faz parte do Google Assistente e estará presente em todos os celulares da linha Pixel, que possui sistema Android, até novembro.

A medida aprimora a interação do usuário com as ligações e é um passo além de apenas saber de antemão o número de quem está do outro lado da linha.

Quando ativado, o “Call Screen” responde a ligação de forma automática para o dono da linha e transcreve a resposta da outra pessoa na tela em tempo real.

Os modelos atuais do Google Pixel já contam com funções inteligentes para prever chamadas de possíveis equipes de vendas, classificando os números como suspeitos de serem “spam” e permitindo o filtro por parte dos usuários, como é o caso de smartphones da Samsung.

Subestimando o inimigo

Apesar de promissora, a função pode não surtir o efeito esperado na vida real. Isso porque as operadoras de telemarketing fazem de tudo para driblar sistemas de reconhecimento e obter êxito em suas ostensivas tentativas de realizar o maior número de vendas possível.

Muitos serviços de telemarketing rastreiam os números que atendem as ligações – como seria o caso de quem ativasse o “Call Screen” – e os classificam para receber ainda mais ligações. Além disso, muitos optam por submeter seus números a sistemas que escondem a verdadeira identidade do dono das chamadas, dificultando o reconhecimento pelos telefones que as recebem.

Pelo jeito, o resultado do esforço do Google para assegurar que seus clientes não sejam importunados terá que ser visto na prática.

O Google Pixel 3, assim como seus antecessores, não tem previsão de lançamento oficial no Brasil.

Confira o vídeo oficial (em inglês) de divulgação do “Call Screen”: