Google pode fazer mudanças na tela inicial do Android

Site especializado afirma que o Google está planejando grandes mudanças no sistema operacional Android

São Paulo – O Google pode estar considerando fazer mudanças consideráveis na tela inicial do sistema Android. As alterações devem atingir a listagem de apps e a barra de buscas, de acordo com o site Android Police.

A mudança mais significativa seria na lista de aplicativos instalados. O Google pode abandonar o botão localizado na barra inferior. A listagem seria acessível a partir de um gesto (um arrastar de dedos da parte inferior à superior da tela). Com isso, a lista apareceria na tela, acompanhada de uma animação tirando de foco o papel de parede.

 

Vale lembrar que essa mudança chegaria para o Android “puro”. Como as fabricantes podem modificar o sistema, isso seria mais perceptível no Nexus e em smartphones de empresas que façam poucas modificações. Algumas, como a LG, sequer usa a listagem de aplicativos, preferindo uma abordagem similar à Apple, que deixa todos apps instalados com ícones nas telas iniciais.

Uma segunda mudança seria abandonar a barra de buscas do Google. Ela viraria um ícone recolhido na lateral esquerda da tela. No final das contas, funcionaria como um widget que não pode ser removido.

As mudanças são apenas rumores e devem ser vistas com desconfiança. A expectativa é que elas sejam colocadas em prática nos próximos smartphones Nexus—que devem ser apresentados pelo Google até o final deste ano.