Google Now é assistente pessoal mais eficaz que Siri

Nos testes de reconhecimento de voz, o Google Now respondeu corretamente a perguntas em 84% dos casos com a porcentagem pouco superior à da Siri, que foi de 82%

São Paulo – O assistente pessoal Google Now, presente em smartphones e tablets com sistema Android, venceu a Siri, a concorrente do iOS, em uma bateria de testes realizados pela consultoria Piper Jaffray. As informações são do Apple Insider.

Nos testes de reconhecimento de voz, o Google Now respondeu corretamente a perguntas em 84% dos casos com a porcentagem pouco superior à da Siri, que foi de 82%.

Gene Munster, o analista responsável pelo estudo, atribuiu notas em sua primeira análise dos assistentes pessoais, realizada em dezembro de 2012. À época, houve um empate, ambos com a nota C+. Agora, a diferença das tecnologias de reconhecimento de fala ficaram mais evidentes, já que a Siri recebeu um B- e o Google Now um B.

Apesar de ter ficado atrás da solução do Google em diversos pontos, a Siri foi mais eficaz a compreender e executar ordens diretas. “Acreditamos que Siri vai continuar aumentando o número de perguntas que pode responder sem consultar fontes externas”, escreveu Munster, em nota oficial.

“Isso é importante porque se Siri consistentemente direciona os usuários para outros motores de busca, os internautas ficam mais propensos a simplesmente usar motor de busca do Google ou de algum outro em vez de usar a Siri”, disse.

Os testes foram realizados com comandos de voz em inglês em ambientes com ruído de, aproximadamente, 80 decibéis — volume comum em ambientes internos, como escritórios.