Google lançará Android 5.1 primeiro em smartphones de baixo custo

Poucas informações oficiais estão disponíveis até agora, e o que se sabe é que a nova versão do SO virá instalada em novos aparelhos da linha Android One

O Google revelou meio sem querer que o Android 5.0 logo deve ganhar um sucessor. Mas não estamos falando de um 6.0, e sim de um Lollipop 5.1, mencionado pela primeira vez nesta semana no site do projeto de smartphones populares Android One.

Poucas informações oficiais estão disponíveis até agora, e o que se sabe é que a nova versão do sistema operacional já deve vir instalada nos novos aparelhos da linha. Capturas de tela obtidas pelo AndroidPit e Android Police confirmam a informação, assim como fizeram duas fontes ouvidas pelo primeiro site e algumas fotos obtidas pelo segundo.

Os modelos que virão com o sistema serão Evercross One X, Mito Impact e Nexian Journey. Os três têm configurações idênticas, que incluem um processador quad-core de 1,3 GHz e suporte a cartão microSD e dois SIMs, e devem chegar ao país asiático até o final deste mês. E de acordo com o Android Police, a atualização logo deve aterrissar também nos modelos mais novos da linha Nexus – o 6 e o 9, no caso.

As melhorias apresentadas pelo Android 5.1, porém, serão discretas. Segundo as fontes do AndroidPit, as novidades incluem um modo silencioso (que ainda está ausente no 5.0.2), melhor gerenciamento de RAM e de bateria, ajustes na paleta de cores do Material Design e diversas correções em problemas apresentados pelo Lollipop.

As referências à nova versão do sistema operacional foram removidas da página do projeto, mas ainda dá para notar uma discreta referência a ele em uma postagem no blog do Google Ásia. Na foto que ilustra o texto (acima), os smartphones anunciados ainda exibem 5:10 na hora, da mesma forma que faziam os aparelhos antes mostrados na página do Android One.