Google inicia testes de serviço para registro de domínios

A iniciativa deve atingir o ramo das pequenas empresas, especialmente – segundo pesquisa da própria companhia, 55% delas ainda não contam com um website

São Paulo – O Google começou a testar nesta segunda-feira um novo serviço chamado Google Domain, para registro e gerenciamento de domínios.

Ainda em fase de testes, o produto só pode ser acessado e utilizado por meio de convites limitados, que podem ser solicitados no site oficial. Em troca, os administradores de páginas devem ajudar com feedback.

A iniciativa deve atingir o ramo das pequenas empresas, especialmente – segundo uma pesquisa realizada pela própria companhia, 55% delas ainda não contam com um website.

O serviço visa ajudá-las a encontrar, comprar, transferir e gerenciar um domínio, tudo através de uma “experiência simples e transparente”, nas palavras do Google.

Além de URLs, o Domain também fornece ferramentas para criação de páginas (inclusive mobile) e hospedagem, mas por meio de parceiros e por um custo adicional, de acordo com o site oficial.

Shopify, Squarespace, Weebly e Wix.com são alguns deles, mas, visto que o experimento ainda está em fase inicial, a lista tende a aumentar.

Fora isso, o serviço ainda permite ao administrador fazer até 100 contas de e-mail ligadas ao endereço – que podem ser conectadas ao Gmail pessoal –, criar subdomínios personalizados e redirecionar outros endereços.

Suporte técnico de segunda a sexta, por telefone ou e-mail, também aparece entre as “ofertas”, assim como novas opções de gLTDs e a possibilidade de “esconder” informações pessoais fornecidas na hora que um domínio é registrado.

Ainda que por ora esteja limitado e sem muitas informações de preço, o Google Domain pode ser um concorrente forte aos serviços de registro já existentes, como o popular GoDaddy.

O produto deve ser disponibilizado em breve para mais usuários e administradores – já contando, provavelmente, com mais recursos. Se quiser solicitar um convite, clique aqui.