Google homenageia mulheres com doodle interativo

O vídeo uma música do grupo vocal belga-congolês Zap Mama e celebra “as coisas maravilhosas que mulheres em todo o mundo fizeram e continuam fazendo”.

Se antecipando ao Dia Internacional da Mulher (celebrado amanhã, 8), a equipe de criação do Google criou um doodle especial para homenagear as mulheres ao redor do mundo. 

O doodle (logo da página inicial de buscas do Google) traz 27 símbolos de cromossomos femininos interativos com um vídeo trazendo palavras de 100 mulheres em todo o mundo, incluindo a presidente da Lituânia Dalia Grybauskaitė, a jovem ativista paquistanesa Malala Yousafzai, entre outras. 

Pelo lado do Brasil são quarto as representantes: Maria da Penha Maia Fernandes (símbolo da luta contra a violência doméstica), a jogadora de futebol Marta, a empresária Viviane Senna e a deputada Mara Gabrilli. 

O vídeo (veja abaixo) toca uma trilha sonora fornecida pelo grupo vocal belga-congolês Zap Mama e celebra “as coisas maravilhosas que mulheres em todo o mundo fizeram e continuam fazendo”. 

Dia Internacional da Mulher – O Google também promoverá o Women Techmakers, uma série de mais de 20 eventos que serão realizados no mundo todo no dia 8 de março para celebrar as mulheres que já atuam em tecnologia, estimular outras a investirem na carreira e fornecer ferramentas para apoiá-las no seu desenvolvimento.

A edição brasileira do Womens Techmakers acontecerá no escritório do Google em São Paulo e reunirá desenvolvedores para debater a importância da presença feminina na tecnologia. 

Ao final do evento, os participantes enfrentarão de uma maratona de programação com a missão de criar um aplicativo relacionado ao tema da diversidade. As inscrições para o evento, no entanto, já estão esgotadas.

//www.youtube.com/embed/okFKnjfA_uE