Google homenageia inventor da fotografia

Se estivesse vivo, o francês Louis Daguerre completaria 224 anos

São Paulo – O doodle do Google, como é conhecido o logo da empresa exibido em sua página de buscas, homenageia hoje o criador da fotografia, o francês Louis Daguerre. Se estivesse vivo, Daguerre completaria 224 anos.

A figura exibe o retrato de uma família, em preto e branco, com as letras da palavra Google no lugar da cabeça das pessoas.

Nascido em 1787, Daguerre apresentou o daguerreótipo – sistema que deu origem fotografia – à Academia Francesa de Ciências no dia 7 de janeiro de 1839. Na sequência, o governo francês adquiriu a patente do projeto e classificou a invenção como um presente para o mundo.

O daguerreótipo consistia na exposição de placas de prata revestidas de cobre ao iodo, obtendo iodeto de prata. Na sequência, Daguerre expôs as placas à luz por alguns minutos, para, em seguida, revesti-las com vapor de mercúrio e fixá-las com água salgada.

O físico morreu no ano de 1851, aos 63 anos, na cidade de Bry-sur-Marne, na França. Seu nome está gravado na Torre Eiffel em reconhecimento a sua contribuição para a cultura e para o desenvolvimento do país.