Google faz homenagem a Machado de Assis em novo doodle

Um dos maiores escritores da literatura brasileira completaria hoje 178 anos de vida e ganhou uma arte especial com suas principais obras

São Paulo – O escritor Machado de Assis, considerado por muitos o maior nome da literatura brasileira, completaria hoje 178 anos de vida. Para comemorar, o Google fez nesta quarta-feira uma homenagem com um doodle.

Autor de livros clássicos como Dom Casmurro, Machado de Assis tornou-se a principal referência literária do final do século XIX e início do século XX.

Sua herança foi representada na arte da página principal do Google, com referências a obras como Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba.

Ao longo da vida, Machado acumulou experiências como jornalista, cronista, poeta, dramaturgo e escritor, cuja obra é considerada o marco inicial do Realismo no Brasil.

Com romances que abordam desde a traição até a loucura humana, ele conseguia unir as principais características do realismo à vida do povo brasileiro na época, buscando referências do romantismo e, mais tarde, do modernismo.

Em 1986, Machado participou do processo de fundação da Academia Brasileira de Letras  tamanho reconhecimento entre seus colegas o levou a ocupar a primeira presidência da instituição.

A visão sem precedentes fez com que suas obras tivessem destaque internacional e até hoje são estudadas por muitos críticos mundo afora.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marcello Souza

    A Academia Brasileira de Letras foi fundada em 1897 e não em 1986 como está na matéria.

  2. Marcello Souza

    A Academia Brasileira de Letras foi fundada entre 19886 e 1897 e não em 1986 como está na matéria.