Google e Apple podem estar barrando clones de Flappy Bird

Suspeita surgiu após desenvolvedores terem problemas para disponibilizarem games com a palavra flappy no título no Google Play e no iTunes

São Paulo – Criadores dos sistemas operacionais Android e iOS, Google e Apple podem estar barrando games parecidos com o Flappy Bird no Google Play e iTunes, suas lojas de apps para smartphones.

A suspeita foi levantada após reportagem do TechCrunch sobre o rumor. De acordo o site americano, diversos desenvolvedores estariam tendo dificuldades em disponibilizarem games com a palavra flappy no título nessas plataformas.

É o caso de Ken Carpenter, que afirmou no Twitter só ter conseguido fazer o upload de seu jogo Flappy Dragon após renomeá-lo como Derpy Dragon no Google Play.

Viciante

Febre nos últimos meses, o Flappy Bird é um game no qual um passarinho voa entre obstáculos sem poder bater neles. Para isso, o usuário deve tocar continuamente a tela do smartphone. A fórmula simples foi classificada como “viciante” por Dong Nguyen, criador do jogo.

Em entrevista à Forbes na semana passada, ele atribuiu a isso sua decisão de tirar o game do iTunes e do Google Play no último dia 9. Na ocasião, o desenvolvedor vietnamita afirmou que o Flappy Bird deixou assim de existir para sempre.

“Muito obrigado a todos que jogaram”, afirmou então Nguyen. A entrevista veio dar fim a boatos que afirmavam que pressões da Nintendo ou mesmo de desenvolvedores de jogos parecidos pudessem ser a razão da retirada de circulação do game.