Google desenvolve carros com inteligência artificial

Segundo a empresa, automóveis que andam sem motorista já percorreram boa parte da Califórnia

Nova York – A gigante da internet Google anunciou no fim de semana que está testando automóveis com inteligência artificial, que se deslocam sem a necessidade de motoristas e que já percorreram boa parte da Califórnia.

“Um dos grandes problemas nos quais trabalhamos atualmente é a segurança e eficiência dos automóveis. Nossa meta é ajudar na prevenção de acidentes de trânsito, dar mais tempo às pessoas e reduzir as emissões de gás carbônico ao mudar de forma fundamental o uso do carro”, destacou um dos engenheiros do Google, Sebastian Thrun, em um blog da empresa.

“Estamos desenvolvendo tecnologia para automóveis com a qual podem ser controlados automaticamente”, completou.

“Nossos carros automatizados, supervisionados por operadores humanos treinados, já se deslocam de nossas instalações em Mountain View até nosso prédio em Santa Monica e de lá para Hollywood Boulevard. Já percorreram Lombard Street, cruzaram a ponte Golden Gate, cruzaram a rodovia Pacific Coast e até deram a volta no lago Tahoe”, informou.

“No total, nossos veículos percorreram 225.302 quilômetros. Pensamos que é algo inédito no desenvolvimento da robótica”.

Os carros têm câmeras de vídeo, sensores de radar e medidores de laser para ‘observar’ o trânsito, além de mapas detalhados para fazer as viagens.

De acordo com Thrun, os automóveis sempre foram testados com um motorista treinado a bordo para o caso de algum problema surgir durante o percurso.

Leia mais notícias sobre o Google

Siga as notícias do site EXAME sobre Tecnologia no Twitter