“Google da caridade”, buscador faz doações a cada pesquisa

Site faz doações automáticas para causas importantes e você não precisa gastar nada

São Paulo – Uma alternativa ao Google chamada Hopely tem uma proposta diferente: fazer doações a instituições de caridade a cada pesquisa online. O site permite direcionar o dinheiro para fins como alimentação, medicina, natureza ou todos juntos. Tudo é feito automaticamente e você não precisa gastar nada para doar dinheiro para causas importantes.

Em vez de criar sua própria ferramenta de buscas, a Hopely funciona com o motor do Bing, da Microsoft. A justificativa para isso, de acordo com o site, é que a proposta não é “reinventar a roda” e por isso utilizam uma tecnologia comprovadamente funcional.

Metade da receita publicitária obtida por meio de links patrocinados na página de resultados é doada para instituições sem fins lucrativos ou de caridade.

Como medida de transparência, o Hopely vai mostrar recibos de doações conformo seu site for desenvolvido. Atualmente, isso ainda não acontece. O site está em fase de beta público, ou seja, ainda está em construção, apesar de já estar disponível para o uso.

Diferentemente do que faz o Google, que exibe resultados diferentes de acordo com o seu perfil de usuário, esse buscador diz que não guarda dados pessoais para utilizá-los com fins comerciais ou mostrar resultados de pesquisa selecionados. Nesse ponto, a proposta lembra a do DuckDuckGo, um buscador voltado para quem preza pela privacidade.

Com isso, o Hopely é mais um buscador interessante que pode ser uma alternativa ao Google, dominante no mercado brasileiro e mundial.