Site falso abusa da sua curiosidade para ajudar refugiados

O site pediu aos usuários para pensarem no futuro dos refugiados. É possível fazer doações para organizações de auxílio

São Paulo – Um usuário usou da curiosidade dos internautas para iniciar uma campanha para angariar fundos para os refugiados da guerra civil da Síria.

O nome do site é Google Fortunetelling, uma ferramenta que afirma ser capaz de dizer qual é o futuro de qualquer pessoa. Os usuários podem fazer qualquer pergunta na barra de buscas, mas uma série de questões prontas aparecem automaticamente.

Quando a pessoa aperta o botão de enter para descobrir seu futuro, ela descobre que o site de adivinhação é, na verdade, falso. Ao ser redirecionado para outra página, o usuário recebe a seguinte resposta:

“Claro que nós não podemos prever o seu futuro! Mas 60 milhões de refugiados se perguntam todos os dias se eles têm um futuro. Por isso, nós usamos um site falso para obter a sua atenção porque, aparentemente, você está interessado em seu próprio futuro. Por favor, tome um momento para pensar no futuro deles.”

A seguir, a pessoa é incentivada a doar tempo, dinheiro ou amor a instituições de caridade que auxiliam refugiados na Europa.

O URL (beta.google.com) do site é registrado na Holanda e, para alguns usuários, o Chrome o bloqueia como algo malicioso. Isso provavelmente acontece devido a questões de direitos autorais, já que o hacker utiliza o nome do Google e seu novo logotipo.

Apesar de o site não ser uma campanha do Google, a empresa já havia anunciado no início desta semana que iria doar cerca de 5,5 milhões de dólares a organizações que prestam ajuda humanitária para refugiados. Antes desta sexta-feira, ela já havia conseguido arrecadar mais de 10 milhões de euros.