Google põe teclado Moog que toca de verdade em sua página

Num dos melhores Doodles dos últimos tempos, o Google homenageia o inventor do sintetizador Moog transformando seu logo num teclado que toca música de verdade

São Paulo – O doodle, como é conhecido o logo do Google exibido em sua página de buscas, homenageia, nesta quarta-feira (23), o inventor dos sintetizadores Moog e pioneiro da música eletrônica, Robert Arthur “Bob” Moog. Caso estivesse vivo, Moog completaria 83 anos.

A figura exibe um teclado interativo, que permite ao usuário tocar suas teclas para criar sons. É possível gravar em até quatro canais diferentes e, em seguida, reproduzi-los simultaneamente.

Nova-iorquino, Moog se formou em física e em engenharia elétrica. Durante sua vida, ele fundou duas empresas para a criação de instrumentos. Também atuou como vice-presidente de novos produtos da Kurzweil Music Systems e como professor da Universidade da Carolina do Norte.

A sua inovação foi combinar as opções de controle de um sintetizador analógico com a interface de um teclado comum. Sua primeira patente para o modelo foi registrada em 1966. Com o instrumento, o músico consegue manter uma nota por longos intervalos ou mesmo variar seu timbre alternando os controles.

Kraftwerk, Devo, Beach Boys e Beatles foram alguns dos artistas que usaram os sintetizadores Moog em suas gravações e ajudaram a popularizar o instrumento. Hoje, nomes como Coldplay, Franz Ferdinand, Air, Daft Punk, Madonna e Linkin Park também utilizam os sintetizadores.