Google aprimora pesquisa de imagens

Um novo recurso do serviço de busca de imagens do Google permite classificar os resultados em categorias temáticas

São Paulo — O Google fez, hoje, um aprimoramento no seu recurso de pesquisa de imagens. Os resultados, agora, podem ser divididos por assunto. Uma busca por Londres, por exemplo, pode exibir as imagens em subcategorias como Big Ben, London Eye, London Bridge etc. Se o internauta clica numa das categorias, apenas os resultados dela são mostrados.

De acordo com o Google, o objetivo é facilitar as pesquisas. “Quando você está à procura de imagens, às vezes pode ser difícil se lembrar exatamente as palavras certas para descrever o que você tem em mente”, diz um comunicado da empresa sobre o novo serviço.

Para implantar a função, o Google aplicou dois algoritmos, um para encontrar semelhanças semânticas e outro para identificar padrões de imagem. A função deve ser ofertada globalmente na próxima semana, mas a maioria dos usuários já podem usá-la. Para ativá-la, após fazer uma pesquisa de imagens, basta clicar em Por Ordem de Assunto na coluna de opções localizada à esquerda da página de resultados.