Google anuncia novos Nexus com Android Marshmallow

Aparelhos contam com leitor de digitais ultrarrápido

São Paulo – O Google anunciou, nesta terça-feira (29), dois novos smartphones da linha Nexus chamados 6P e 5X. Ambos são os primeiros com o Android 6.0 Marshmallow, a nova versão do sistema móvel da empresa.

A mudança em relação ao Android Lollipop não será voltada para o visual, mas para a performance. Um dos recursos novos, por exemplo, é um modo de economia de bateria chamado Doze, que permite desligar processos que não estejam em uso durante algum tempo.

Outra novidade é que o gerenciamento de permissões de aplicativos terá mais opções. Com isso, você poderá ficar de olho na sua privacidade e não autorizar que um aplicativo de edição de imagens tenha acesso ao microfone do seu aparelho, por exemplo.

O Nexus 5X, fabricado pela LG, virá com tela de 5,2 polegadas, chipset Qualcomm Snapdragon 808 hexa-core, memória RAM de 2 GB e com câmera principal de 12.3 megapixels com autofoco a laser, flash LED duplo (para melhorar a qualidade das fotos em ambiente escuros) e capacidade de filmar em 4K. Nele, há também o Sensor Hub, uma tecnologia que ajuda a economizar energia ao detectar se o usuário está se movimento – algo importante para quem usa aplicativos como o Google Fit.

Já o Nexus 6P será feito pela Huawei é um pouco diferente do 5X. A tela, além de maior (com 5,7 polegadas), tem mais resolução. Ela é Quad HD, enquanto a do outro produto é Full HD. O chipset também muda. Em vez do 808, a Huawei colocou o Snapdragon 810 octa-core. Como o aparelho é maior, há mais espaço para a bateria. Por isso, o 6P tem um bateria com capacidade de 3.450 mAh, contra a de 2.700 mAh do 5X.

Nexus 6P: Smartphone do Google tem tela grande e acabamento em metal (Reprodução/Google)

Para guardar arquivos e apps, o 6P tem armazenamento interno de 32, 64 ou 128 GB. O gadget também tem uma câmera principal com 12 megapixels com autofoco a laser e uma câmera frontal de 5 megapixels. A conexão para transmissão de dados e energia é a USB Type-C.

O Nexus 5X e o 6P estão em fase de pré-venda nos Estados Unidos a partir de hoje por 379 e 499 dólares, respectivamente. Vale lembrar que o último integrante da linha Nexus a ser lançado no Brasil foi o LG Nexus 5, em 2014. O Nexus 6, da Motorola, não chegou oficialmente ao mercado nacional. 

Leitor de digitais ultrarrápido

Ambos os smartphones têm leitores de impressões digitais ultrarrápidos chamados Nexus Imprint. Os aparelhos podem detectar a digital do usuário em 600 milissegundos.

A tecnologia é aberta para que outros aplicativos a utilizem como forma de autenticação. As informações biométricas do usuário ficam armazenadas em um hardware separado para oferecer maior segurança, bem como faz o iPhone.

Durante o evento de apresentação realizado hoje nos Estados Unidos, Dave Burke, engenheiro-chefe do Google, descreveu a usabilidade do Imprint como “uma maneira perfeita de autenticação com a sua impressão digital”.